Como fazer Garrafas Sensoriais
O que são Garrafas sensoriais?
Garrafas sensoriais são materiais de plástico transparente cheias de uma variedade de líquidos e materiais sólidos, que proporcionam ao observador diferentes oportunidades de experimentação. Elas também funcionam como ótimos brinquedos baratos para crianças pequenas.
Esta é uma maneira educativa de fazer com que as crianças expandam seu senso de toque, criatividade e aventura, além de serem muito fáceis de fazer. Os pequenos podem desenvolver o gosto pela brincadeira desde novinhos, e à medida que forem crescendo, as mesmas garrafas sensoriais podem ser utilizadas para objetivos distintos.
Por que o jogo sensorial é parte importante no aprendizado das crianças?
O jogo sensorial por meio das garrafas sensoriais é um importante auxílio no desenvolvimento da linguagem, no crescimento cognitivo, nas habilidades motoras, nas habilidades de resolução de problemas e na interação social.
Além disso, ele também é ótimo para acalmar uma criança agitada ou frustrada e aliviar o stress gerado por situações específicas. Elas gostam de mexer, balançar e ficar observando o movimento dos materiais que se encontram no interior da garrafa, e isso é um importante exercício para a redução de distúrbios emocionais causados pela ansiedade.
E, ao contrário do que se pensa, as garrafas sensoriais permitem uma infinidade de possibilidades! Muitos materiais podem ser utilizados na sua confecção, basta um pouco de criatividade.
Veja logo mais algumas ideias.
Materiais necessários : garrafas de plástico transparente, miniaturas de animais, coloração alimentar, pompons, arroz tingido, polvilha, brilho, água e óleo de bebê.
Garrafa Sensorial com pom poms
Coloque dentro da garrafa pompons coloridos e um pouco de arroz, que pode estar tingido com uma cor bem vibrante para chamar ainda mais atenção.
Os pompons são ótimos estimulantes para os bebês porque por meio deles, é possível descobrir o senso de toque e trabalhar a visão por conta da infinidade de cores. O arroz, por sua vez, aguça a audição e faz com que a criança se atente e se interesse ainda mais pela garrafa à medida que ela vai balançando e fazendo barulho. Os pequenos adoram!
Garrafa sensorial com animais miniaturas
Da mesma forma que as crianças gostam de observar os peixes nadando dentro dos aquários, eles adoram poder ter em suas próprias mãos, dentro das garrafas sensoriais, seus próprios bichinhos para admirar.
Para isso, encha a garrafa com água, polvilhe um pouco de brilho, coloque dentro alguns animais em miniaturas de plástico e coloração alimentar na cor azul, entregue para a criança e observe o tempo, a atenção e a curiosidade que ela vai dispensar nos animais “nadando”.
Antes de entregar na mão da criança, é muito importante certificar-se de que a garrafa está bem lacrada e sem nenhum risco de vazar o líquido ou os objetos. Além disso, mantenha o momento da brincadeira sobre sua supervisão para proteger o pequeno de quaisquer incidentes.
Certamente a atividade será prazerosa tanto para as crianças quanto para os adultos, além de custar bem baratinho e não dar trabalho para fazer.
Se você gostou deste artigo e deseja saber mais sobre atividades sensoriais, acompanhe o nosso blog.